Fico muito feliz quando vejo notícias de marcas brasileiras crescendo, sendo reconhecidas e se arriscando também fora do Brasil. Ainda mais quando é uma marca envolvida com a produção de chocolates que promove e apoia pequenos e médios produtores de cacau e café, valorizando a agricultura consciente e a preservação da natureza.
Este é o caso da Dengo, uma marca brasileira de cacau e chocolate. Como eles mesmos dizem: “Somos um negócio de impacto social, que reúne as pessoas num ciclo justo e afetuoso.”
Pois bem, neste mês de abril, bem no período da Páscoa, a Dengo abriu sua primeira loja em Paris, na França, iniciando assim sua estratégia de expansão global. A loja está situada em Montmartre, um bairro boêmio e turístico da cidade.
Abaixo transcrevo parte da notícia retirada do site www.moneyreport.com.br:
Com cerca de 70 metros quadrados de espaço, os clientes podem desfrutar de uma variedade de barras de chocolate com sabores bem brasileiros, como tapioca, biju e banana, além de cafés tirados com grãos cultivados por aqui.
Estevan Sartoreli, CEO da Dengo, disse que após a fase de testes, a empresa pretende ter manufatura parcial ou total na França, podendo até acrescentar outros sabores aos chocolates quebra-quebra, como são chamadas as barras vendidas por peso.
Os produtos que levarem ingredientes franceses podem fazer o caminho inverso para o Brasil, diz o executivo: “Futuramente, pode haver troca e usarmos as frutas locais para enriquecer o cacau brasileiro. A grande pergunta é saber qual o fruto do Brasil mais vai agradar em Paris. Nas primeiras avaliações, a banana tem sido muito bem aceita, mas ainda seria muito cedo para qualquer conclusão.”
Criada em 2017, a Dengo — ou Dengô, como é pronunciado pelos franceses — tem Guilherme Leal, um dos fundadores da Natura, como principal acionista. Para se aventurar no mercado internacional, a empresa está se associando a um parceiro local, o francês Charles Znaty, que lidera a subsidiária Dengo Europa.
No Brasil, são 33 lojas e o plano de expansão está focado em chegar às principais capitais. Sartoreli reforça que o principal mercado é o brasileiro. Com a expansão fora e dentro do Brasil, a expectativa é que a produção de chocolate cresça 20% em 2023.
A empresa também tem planos para expandir para outras regiões, incluindo a Ásia, Estados Unidos e Oriente Médio.